20 de junho de 2014

Resenha: livro Divergente

Oi! Voltei com novos posts, eu sei que estava sumida por bastante tempo, mas enfim me desculpem haha. Hoje vim fazer a resenha de um livro que li há bastante tempo e que conquistou um lugar bem especial no meu coração: Divergente da Veronica Roth.
A história acontece em uma Chicago futurista na qual foram criadas cinco facções para estabelecer a paz:  Abnegação, Erudição, Amizade, Audácia e Franqueza. Cada uma delas impõe uma forma de vida aos seus pertencentes e um cargo profissional que deve ser seguido. Até os dezesseis anos os jovens vivem nas facções em que nasceram, porém quando completam essa idade são submetidos a um teste no qual suas habilidades serão testadas com o intuito de mostrar a qual facção você realmente pertence. Além de precisar tomar uma decisão que mudará sua vida ainda é necessário realizar a iniciação, um teste que todos os jovens fazem para se tornarem membros da facção, caso não consiga finalizá-la o jovem se torna um sem-facção que é uma das coisas mais temidas por eles.
A história se passa pela perspectiva de Tris, uma jovem nascida na Abnegação, que ao fazer o teste recebe um resultado inesperado e perigoso. Sendo assim, precisa fazer uma escolha: ficar na facção em que nasceu, mesmo se sentindo deslocada, ou seguir seu sonho em uma facção perigosa e cheia de mistérios. 
O livro é de fácil leitura, nos envolve e realmente nos faz pensar em como seria nossa vida naquela sociedade e a qual facção pertenceríamos. Conseguimos ver como Tris se sente, não só por causa da narração em primeira pessoa, mas por meio da descrição exata que Veronica faz a cada cena ou emoção. Percebemos como a personagem é humana ao tentar lidar com uma paixão e ao mesmo tempo tentar descobrir quem ela é de verdade, a cada capítulo ficamos mais encantados por ela.
Só posso dizer que amei do início ao fim, muita gente compara com Jogos Vorazes principalmente por se tratar de uma distopia, mas as semelhanças param por aí, cada uma tem a sua história e seria perda de tempo ficar analisando cada uma a fim de ver qual é a melhor.
O best-seller ganhou uma adaptação para o cinema há um tempo atrás, mas como eu defendo a teoria de ler o livro antes de assistir o filme não posso dizer muita coisa haha. Quando assistir venho contar o que achei, por enquanto vejam o trailer ó:


Editora: Rocco Jovens Leitores | Páginas: 502 | Classificação: ★★★★★ (Excelente)
Espero que tenham gostado, se já leram, se querem ler, me contem TUDO nos comentários! Beijos e até o próximo post! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário